Turmas

Educação Integral

A Educação Integral na Aldeia envolve a multidimensionalidade da criança, contemplando todos os aspectos do processo de ensino-aprendizagem, garantindo interações e estratégias que asseguram o desenvolvimento amplo de cada menino ou menina que dela usufrui.

Na Educação Integral consideramos as idiossincrasias e investimos nos estímulos capazes de desenvolver potencialidades, e encontrar e exibir inteligências, talentos e habilidades.   As atividades dialogam com diferentes linguagens e compõem experiências formativas que envolvem e integram a indissociabilidade do conhecimento do corpo, das emoções, das relações e códigos socioculturais.

Atividade que compõem o integral:

 

Cozinha Experimental: O ofício de cozer é antigo e nosso. Ingredientes, modos de preparo, misturas e adições. Mistérios, saúde e delícias que saem da panela para a vida em um ambiente totalmente adequado para os pequenos mestres-cucas.

Horta, Pomar e Jardim: Neste espaço, Pomar, Horta, Jardim, as crianças experimentam a natureza entendendo-a como mãe dos seres. Aprendem os segredos do solo, das floradas e dos frutos. Descobrem na espera, as possibilidades de cores, sabores, saúde e beleza. São responsáveis pelos cuidados e particularidades de cada ser vivo. Atentos ao currículo narrativo das plantas, aprendem a cultivar o olhar paciente e atento. O espaço lhes abre o saber através da experiência, para que também observem o ciclo de vida através da interação dos insetos, aves, anelídeos e aracnídeos. No mais, vivem o amor na generosidade com que a natureza lhes abraça.

 Artesãos-natos: Nas aulas de artesanato, as mãos dão forma a poesia. O tricô, croché, pintura em tecido, modelagem, bordado, costura… O fio da meada surgiu em gerações passadas, quando integrava o currículo de muitas escolas. Na Aldeia, sob uma nova roupagem, os alunos descobrem o prazer da criatividade na construção de objetos. Cores, texturas, materiais são escolhidos detalhadamente, suscitando a imaginação e a originalidade.

Engenheiros da Complexidade: A criatividade e a pesquisa, nesta oficina, possibilitam a construção de tecnologias, que de alguma forma, podem contribuir para melhorar a vida na Aldeia e de seus aldeões. Crianças podem por exemplo, trabalhar na elaboração e execução de projetos de captação de energia solar, sistemas de aquecimento de água ou técnicas de compostagem.

Afinação do Mundo: Nas aulas de música e Coral, as crianças trabalham o ritmo, a entonação e a percepção das diferentes possibilidades de som em um processo de conhecimento e reconhecimento da música enquanto produção humana. É uma forma de pensamento, de conhecimento e de encontro com a beleza.

Atividades Extras:

  • Karatê
  • Yoga
  • Futsal
  • Dança