Blog da Aldeia

Encontro das Famílias

por Suporte Traço - Publicado em 09 de setembro de 2019

“Educar, no contexto contemporâneo, é assumir riscos ante a geração seguinte” Maria Rita Khel.

O Encontro das Famílias em nossa Aldeia arejou ainda mais nosso senso de comunidade e a beleza do exercício de ser-pai, de ser-mãe.

Houve alegria, partilha e simplicidade protagonizados por grandes e pequenos! Ali, cada família levou, para compor a beleza do evento, seu projeto de felicidade. Uma felicidade não ideal, mas a possível… que legitima as experiências vivas dessas famílias misturadas, engraçadas, esquisitas, improvisadas e mantidas com afeto, esperança e desilusão, na medida do possível.
Porque é disso que precisamos atualmente! 
A família contemporânea, com seu desenho irregular, precisa cada vez mais de espaços públicos capazes de suportar a ressignifição dessa estrutura social tão importante: FAMÍLIA. Um espaço de construção e exercício de cidadania; espaços éticos e amorosos onde o desvio em relação às fantasias de “família ideal” não tem vez; portanto, não desautoriza, nem desmoraliza os pais. Ao contrário disso, um local-tempo tempo de acolhimento e respeito às diferenças. Porque é justamente o julgamento moral e a busca pelo formato de ‘família ideal’ que nos desumaniza e produz a violência que tanto se quer evitar.


Que continuem sendo felizes os nossos encontros. Que a família seja um lugar de amor e ressignificação.