Turmas

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental acontece em uma abordagem complexa, em que a divisão por disciplinas, deixa de existir. A disciplinaridade está com os dias contados, mesmo que a vigilância cognitiva e política do poder atribuída às expertises da ciência ínsita na valorização acrítica da figura do especialista. Não é que pregamos o fim da “especialidade”, mas sua inserção em plataformas complexas que apreendam sentimentos, afetos, pulsões desejantes e imagens inconscientes.  Não há a fragmentação do conhecimento e nem uma busca pelo domínio de um saber dividido em áreas, mas a abertura de tudo que as atravessa e ultrapassa. O ato do conhecimento, para nós é sempre multidimensional, pois a totalidade está no mundo, e nossa consciência obliterada é que não consegue capta-la, pois, iluminada pelo racionalismo descarta tudo o que vem do mágico, do imaginário, considerando-os como suplementos mentais sem valor ontológico-teórico-político.

Desenvolvemos o conteúdo estabelecido para o Ensino Fundamental em cooperação entre as disciplinas, eliminando suas barreiras, em atividades práticas, de pesquisa, de estudos que motivam, desafiam e estimulam e emocionam as crianças.

A rotina dos trabalhos promove alegria, mas requer compromisso e organização. As crianças descobrem o prazer de cuidar do espaço, do outro e de si mesma em uma aliança amorosa e responsável com o saber e com a Aldeia.

As atividades são propostas para o grupo ou individualmente. Mediadas pelo professor, as crianças discutem temas que envolvem atualidade ou os saberes construídos pela humanidade, de forma funcional e significativa.

Acreditar na transformação do ser e dos ambientes é o que move o olhar pesquisador dos professores e dos alunos. A Aldeia é um pequeno cenário que busca a transformação para que possamos aprender a agir de forma macro em torno da beleza, do amor, da criatividade e da alegria. Todo conhecimento é convite para mudar o mundo, ou ao menos o pequeno mundo que as crianças aqui habitam, preenchendo-o com o vigor e a energia de quem tudo quer saber, renovar, transformar.

Mais informações

  • Faixa Etária
    De 6 a 10 anos
  • Período Matutino
    Das 7:15 da manhã às 12 horas
  • Período Vespertino
    Das 13:15 da tarde às 18 horas

Ainda curioso? Fale com a gente por aqui!