Blocos de Atividades

“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”

A criança recebe o convite para conhecer a fundo a Aldeia e tudo que a envolve. Entende a escola como espaço de alegria, criação, descobertas e bem viver. Cada menino ou menina busca novas formas de saber, desenvolvendo o seu processo de autonomia e autoconhecimento. É autor de suas próprias estratégias na busca de melhorar o espaço onde vive. Levanta hipóteses e confronta-as. Experimenta e faz tentativas em diferentes contextos, desenvolvendo espírito crítico, capacidade de conviver com as diferenças, dividir espaços coletivos, de forma justa e cooperativa e feliz.

Fazendo Arte

O fazer artístico é uma das mais legítimas concepções da personalidade de nossa Aldeia. Em um espaço irradiador da arte e da cultura, experimentamos a beleza do patrimônio humano. O Projeto “Fazendo Arte” promove o envolvimento artístico, cultural e social para a fruição, o protagonismo, a criatividade e a sensibilidade humana. Entendemos que a arte está em cada criança como potência, ensina que é possível transformar continuamente a existência, e que, podemos mudar modelos e referências em busca de um mundo melhor e mais bonito.

“Leitura Criativa

A leitura compartilhada ou colaborativa é aquela em que alunos e professor leem juntos um mesmo texto e apresentam suas ideias e impressões acerca do que foi lido. Criam condições para que as estratégias de atribuição de sentido sejam explicitadas pelos diferentes leitores, possibilitando que uns se apropriem de estratégias utilizadas por outros, ampliando e aprofundando sua proficiência leitora pessoal. A leitura compartilhada tem espaço privilegiado na Aldeia, com o intuito de dar aos alunos um modelo de leitor (o professor) e promover o intercâmbio de ideias sobre o que foi lido.

Botica Botânica

Este é um projeto de promoção de saúde através do alimento que ingerimos. A horta pode ser de hortaliças ou plantas medicinais. Nos dois casos a sua horta vai proporcionar nutrientes para seu corpo prevenindo doenças e promovendo saúde. Nesse projeto, as crianças pesquisam e selecionam as espécies a serem cultivadas e identificam corretamente as plantas. Implementam uma horta medicinal, produção de temperos e outras plantas para o tratamento de doenças mais comuns e que podem ser usadas na culinária. Através do projeto Botica Botânica as crianças pesquisam e descobrem o valor medicinal das plantas que cultivam. Como usufruir das substâncias bio-ativas com propriedades terapêuticas da medicina popular para cuidar da saúde da nossa comunidade.  Aprendem sobre quimiotipias, os princípios ativos, indicações, o preparo e o modo de utilizar de unguentos, escalda-pés, chás e cosméticos.

Brinquedos e Brincadeira

A brincadeira faz parte da vida, desenvolve inteligências e estimula e exercita a autonomia. Brincadeira e jogos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança possibilitando as descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal.

Histórias para ouvir

O imaginário é o motor do real. As histórias reúnem, criam intimidades. É um ato de entrega coletiva, agrega as crianças em um exercício de encontro consigo, com os outros, com o universo imaginário, com a realidade, com a nossa humanidade. É costume milenar e também socializante! Na medida em que o universo narrativo de uma história revela modos de interação social entre os personagens, também nos revela um quadro de modelos, a serem seguidos, a serem questionados, a serem reinventados. Na Aldeia existe um universo de Histórias…

Vale como Pesa

Fazer matemática = viver.  Mais do que chegar ao resultado correto, é investigar e explorar diferentes possibilidades, criar modelos e planejar percursos, antecipar e estimar resultados, olhar sob diferentes pontos de vista, lidar com acertos e erros, saber registrar e comunicar para o debate das ideias. Na Aldeia as crianças são desafiadas a irem além do resultado, através de atividades reais de uso da matemática que democratizam esse saber.

Minha tribo sou eu?

A investigação e a pluralidade de possíveis caminhos tornam o conhecimento de si mesmo objeto de muito interesse e curiosidade das crianças. Elas podem se descobrir dentro de um contexto social, individual, enquanto seres pertencentes a uma família, que estão em uma sociedade, dentro de um mundo que tem passado, história. Todos têm um jeito de ser, um perfil psicológico o que também fornece referências para suas apurações. Também são seres feitos de células vivas, biológicos, que são formadas por moléculas, o que, então envolve a química. Todas essas moléculas são constituídas por átomos que vieram de explosões estelares ocorridas há milhões de anos. Assim, as crianças desenvolvem e acumulam conhecimentos a respeito de si, constituindo-se como sujeito singular na relação com o outro e com os saberes humanos, num ambiente interativo, prazeroso, desafiador e imaginativo.

“A beleza é fruto da Natureza”

Na Aldeia a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação possibilitam o envolvimento, a cooperação e a solidariedade entre alunos, professores e comunidade. Todos são responsáveis por ações econômicas, políticas e administrativas desse espaço comum, reconhecem a importância de preservar o meio ambiente e de usar os recursos naturais de forma inteligente e consciente. A Aldeia se organiza para transformar a realidade por meio de ações. O lixo é reciclado ou composto. Hortas orgânicas e criações de animais permeiam o espaço e a comida servida vem da produção própria ou de agricultores locais. Junto com as crianças vamos nos fazendo sustentáveis, vamos nos fazendo natureza, vamos n os fazendo melhores