Experimentações

A perspectiva freudiana examina a noção de desamparo humano e estabelece que ciência e arte são formações que também se apresentam como respostas para enfrentar a problemática estruturante do ser humano. Sendo assim, nossos projetos têm como objetivo sistematizar essa concepção transformando-a em instrumento de ensino/aprendizagem, correlacionando-a com as áreas do conhecimento científico, linguístico e artístico. Os projetos e atividades propostos buscam instigar na criança a pesquisa, elaboração de hipóteses e investigação; e atualiza a dimensão de tais colaborações científicas para a contemporaneidade, o que torna o conhecimento funcional, prático e atual. Desta feita, nossos projetos foram imaginados, arquitetados e elaborados pensando em tripé de conhecimentos: ciências exatas, ciências biológicas e Arte. Todos entrelaçados pela beleza e complexidade da transdisciplinariedade. Os projetos são alcunhados assim:

Para viajar basta existir

Viagem que contempla o Projeto “Fazendo Arte”. Quanto mais chegamos a conhecer diferentes possibilidades de expressão através da arte, quanto mais claramente a enxergarmos, em sua variedade e complexidade de elementos, vamos a partir disso, compondo a nossa humanidade. Pensando nisso, a Escola Aldeia, em um ato de amor e ousadia, transportará seus alunos a experiências salutares e enriquecedoras, pesquisando a mescla das possibilidades linguajeiras que a arte nos proporciona. E tudo em busca de novas vivências, enriquecimento de quem somos, uma ode aos nossos literatos, poetas e artistas  em meio a um universo sensível, possibilitando assim, a valorização de nossa cultura, história e arte. Elevaremos os conceitos e teorias aprendidos na Escola ao status de experiência de vida!

Pão e circo

Nas oficinas de teatro, o corpo e a voz experimentam a expressividade em linguagens cênicas. Ecos de sensibilidades reverberam, se estendem e entrelaçam significações. Até mesmo para a produção de figurinos e cenários. Os alunos são agentes de tudo o que envolve o espetáculo.  Os temas das peças teatrais e dos jogos de dramatização estão sempre vinculados, entrelaçados aos projetos da Escola.

Yoga e meditação

Na Aldeia, o tempo para em atividades de meditação, yoga, ou biodança. O corpo e a mente pedem pausas para o silêncio, o equilíbrio, a força, a flexibilidade e o auto controle.   Trabalhamos as escutas e sensibilidades das estruturas físicas e psicológicas das crianças, ao mesmo tempo em que elas aprendem a desfrutar destes prazeres.

Artesanato

Nas aulas de artesanato, as mãos dão forma a poesia. O tricô, croché, pintura em tecido, modelagem, bordado, costura… O fio da meada surgiu em gerações passadas, quando integrava o currículo de muitas escolas. Na Aldeia, sob uma nova roupagem, os alunos descobrem o prazer da criatividade na construção de objetos. Cores, texturas, materiais são escolhidos detalhadamente, suscitando a imaginação e a originalidade.

Musicalização infantil e Coral

Nas aulas de música e Coral, as crianças trabalham o ritmo, a entonação e a percepção das diferentes possibilidades de som em um processo de conhecimento e reconhecimento da música enquanto produção humana. É uma forma de pensamento, de conhecimento e de encontro com a beleza.

Cozinha experimental

O ofício de cozer é antigo e nosso. Ingredientes, modos de preparo, misturas e adições. Mistérios, saúde e delícias que saem da panela para a vida em um ambiente totalmente adequado para os pequenos mestres-cucas.

Tabuleiro em Preto e Branco

O xadrez é um esporte que desenvolve o raciocínio lógico e abstrato, a capacidade analítica, a criatividade para resolver problemas, estratégias e a habilidade para tomar decisões. O benefício desse jogo não é apenas de caráter cognitivo. Aprender a ganhar ou perder, respeitar o adversário e as regras são aspectos emocionais trabalhados dentro das aulas, ampliando o senso crítico da criança. A parte social da vida do estudante também é desenvolvida, já que cria novas amizades em um ambiente de aprendizado diferente e criativo.

Arquitetos da Complexidade

A criatividade e a pesquisa, nesta oficina, possibilitam a construção de tecnologias, que de alguma forma, podem contribuir para melhorar a vida na Aldeia e de seus aldeões. Crianças podem por exemplo, trabalhar na elaboração e execução de projetos de captação de energia solar, sistemas de aquecimento de água ou técnicas de compostagem.

Pomar, Horta, Jardim

Neste espaço, Pomar, Horta, Jardim, as crianças experimentam a natureza entendendo-a como mãe dos seres. Aprendem os segredos do solo, das floradas e dos frutos. Descobrem na espera, as possibilidades de cores, sabores, saúde e beleza. São responsáveis pelos cuidados e particularidades de cada ser vivo. Atentos ao currículo narrativo das plantas, aprendem a cultivar o olhar paciente e atento. O espaço lhes abre o saber através da experiência, para que também observem o ciclo de vida através da interação dos insetos, aves, anelídeos e aracnídeos. No mais, vivem o amor na generosidade com que a natureza lhes abraça.