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(DES)EDUCAR PARA (DES)OPRIMIR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

por Escola Aldeia - Publicado em 17 de novembro de 2021

O artigo (DES)EDUCAR PARA (DES)OPRIMIR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA foi escrito a 4 mãos pelas diretoras pedagógicas da Aldeia, Carolina Parrode e Cristina Moraes. Este artigo foi originalmente publicado na revista da UFG. Abaixo veja um resumo do que tratamos.

“Cultores, Cantares e Festejos Populares” é um projeto de Cultura Popular que acontece anualmente na Escola Aldeia e que envolve toda a comunidade. O tema trabalhado no ano de 2019 “Os avessos do avesso: Tropicália” propôs uma refinada experimentação da realidade na sua diversidade e complexidade. A educação como prática da liberdade é uma tentativa de remontar, reconstruir e construir o dinamismo que faz existir o Brasil e os seus brasileiros; o estar na escola como lugar do êxtase, do prazer, do perigo e da beleza que é viver. Através do tropicalismo e seus movimentos de ruptura, o objetivo foi demonstrar como o fazer da escola pode contribuir para a formação e transformação de ideias e ideais de brasilidade, desemparedar mentes e corações na descoberta do potencial libertador da educação, em sua forma mais poderosa: a vida. Trata-se, pois, de uma forma de a existência ser entrelaçada pela historicidade dialético-dialógica humana tecida pelo tropicalismo, movimento de uma geração em
efervescência.